segunda-feira, 23 de outubro de 2017
Grupo REC lança Projeto Presença na Rede
O grupo REC - Recife Estudos Constitucionais lança o projeto "Presença na Rede", que tem como objetivo alimentar a internet com referências a temas e eventos históricos no universo jurídico do Nordeste do Brasil. Trata-se de iniciativa destinada a criar e reforçar informações existentes na rede mundial de computadores sobre o debate do direito na região Nordeste. O professor Gustavo Ferreira Santos explica que "o projeto tem como objetivo suprir uma grande lacuna no cenário informacional jurídico brasileiro cujo perfil na internet sobre juristas e temas juridicamente relevantes no contexto nordestino são praticamente inexistentes, dificultando a compreensão do debate jurídico nacional em uma dimensão regionalizada". Para o professor João Paulo Allain Teixeira, "o projeto é uma contribuição do grupo REC para estudantes e pesquisadores de todo o país interessados em compreender as diferentes manifestações do universo jurídico no nordeste brasileiro". A estrategia para o fortalecimento da presença nordestina na rede é viabilizada pela contribuição de alunos pesquisadores da graduação, mestrado e doutorado em direito vinculados ao grupo de pesquisa REC. Supervisionados pelos seus orientadores e pesquisadores, produzirão textos para publicação em fontes de consulta na internet tais como a Wikipedia e blogs jurídicos. Para iniciar o projeto, foram escolhidas duas juristas merecedoras de grande destaque no debate jurídico regional: Bernardette Pedrosa e Miriam de Sá Pereira.
terça-feira, 10 de outubro de 2017
Grupo REC lança Projeto Cinema e Democracia
O Grupo REC - Recife Estudos Constitucionais lança o Projeto Cinema e Democracia, iniciativa destinada à articulação das linhas de pesquisa do grupo através do olhar do cinema. De acordo com o professor João Paulo Allain Teixeira, "a iniciativa permite que estudantes e interessados nos temas relativos ao direito e à democracia tomem contato com uma gama variada de debates a partir da narrativa do cinema. Temas como liberdade de expressão, igualdade, direitos de grupos vulneráveis, dentre outros, serão objeto de discussão no âmbito do projeto." A programação definida para os meses de outubro e novembro compreende a exibição e debate do filme Martirio, de Vincent Carelli e um debate com a cineasta Graci Guarani, sobre cinema e resistência. As sessões terão a participação de Synara Veras como mediadora. Comentando a iniciativa, Synara Veras enfatiza que "o projeto representa um importante espaço de diálogo democrático, principalmente, por proporcionar novos olhares e possibilidades de, onde cinema, direito e democracia se entrelaçam." As sessões acontecerão no Espaço Dom Hélder Câmara, Bloco G4, UNICAP.
sábado, 7 de outubro de 2017
GRUPO ASA BRANCA DE CRIMINOLOGIA, GRUPO DIREITO CIVIL E AÇÃO, GRUPO FRIDA, NAJUP (UFPE), GRUPO RECIFE ESTUDOS CONSTITUCIONAIS (REC), GRUPO ROBEYONCÉ DE PESQUISA-AÇÃO, GRUPO LOGOS, GRUPO LINGUAGEM & DIREITO, GRUPO EELAS, MOINHO JURÍDICO (UFPE), GRUPO DIREITO E POLÍTICA (UFPE), REDE NACIONAL DE PESQUISA E EXTENSÃO EM DIREITO DO TRABALHO E SEGURIDADE -RENAPETS E NÚCLEO DE ESTUDOS DE GÊNERO DA FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO - FACIPE - MAIS QUE UM, JUNTOS PELA LIBERDADE DE CÁTEDRA E AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA.
GRUPO ASA BRANCA DE CRIMINOLOGIA, GRUPO DIREITO CIVIL E AÇÃO, GRUPO FRIDA, NAJUP (UFPE), GRUPO RECIFE ESTUDOS CONSTITUCIONAIS (REC), GRUPO ROBEYONCÉ DE PESQUISA-AÇÃO, GRUPO LOGOS, GRUPO LINGUAGEM & DIREITO, GRUPO EELAS, MOINHO JURÍDICO (UFPE), GRUPO DIREITO E POLÍTICA (UFPE), REDE NACIONAL DE PESQUISA E EXTENSÃO EM DIREITO DO TRABALHO E SEGURIDADE -RENAPETS E NÚCLEO DE ESTUDOS DE GÊNERO DA FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO - FACIPE - MAIS QUE UM, JUNTOS PELA LIBERDADE DE CÁTEDRA E AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA.
Os Grupos de Pesquisa abaixo assinados (Diretório de Grupos CNPq) vêm manifestar publicamente seu repúdio à atitude, por parte do Presidente do Diretório Acadêmico Fernando Santa Cruz (DAFESC), de exigir o cancelamento de evento acadêmico que discute os 100 anos da Revolução Russa.
Tal gesto representa inaceitável agressão à autonomia universitária reconhecida constitucionalmente e responsável pela existência de uma Academia plural, onde a diversidade de ideias e o respeito à diferença são conquistas democráticas inegociáveis.
É preciso reiterar: não se trata de ser a favor de determinada ideologia política , mas da plena legitimidade em se discutir e estudar um fato histórico de inegável importância. É possível ser liberal sem ser autoritário.
Tentativas de intimidação à liberdade científica são inaceitáveis num regime constitucional, de sorte que os Grupos abaixo assinados têm a obrigação de rechaçar com veemência ações autoritárias e discursos de ódio que busquem impor o pensamento único e o obscurantismo.
Desejamos que a atual gestão do DAFESC volte a trilhar o caminho de uma salutar política estudantil democrática , emancipatória e plural.
GRUPO ASA BRANCA DE CRIMINOLOGIA (CNPq)
GRUPO FRIDA (CNPq)
GRUPO REC (CNPq)
GRUPO DIREITO CIVIL E AÇÃO (CNPq)
NAJUP
GRUPO ROBEYONCÉ DE PESQUISA-AÇÃO
GRUPO LOGOS
GRUPO LINGUAGEM & DIREITO (CNPq)
GRUPO EELAS (CNPq)
MOINHO JURÍDICO (CNPq)
NÚCLEO DE ESTUDOS DE GÊNERO DA FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO - FACIPE - MAIS QUE UM
GRUPO DIREITO E POLÍTICA (UFPE)
REDE NACIONAL DE PESQUISA E EXTENSÃO EM DIREITO DO TRABALHO E SEGURIDADE -RENAPETS
Assinar:
Postagens (Atom)