O Professor e pesquisador do grupo REC-Recife Estudos Constitucionais João Paulo Allain Teixeira participou entre os dias 05 e 07 de agosto último na PUC-Campinas, São Paulo, do V Congresso de Direito Internacional PUC-Campinas e OEA, que teve como tema "Direitos humanos, diversidades e vulnerabilidades". O professor João Paulo paticipou da mesa "Raça e Racismo no Continente Americano". O evento teve apoio da CAPES e o professor participou como membro da Rede Latino-Americana de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos (RLAPJDH).
sexta-feira, 13 de setembro de 2024
domingo, 8 de setembro de 2024
Gustavo Ferreira Santos participa de Congresso de História do Direito em Curitiba
O Prof. Gustavo Ferreira Santos participou do XIII Congresso Brasileiro de História do Direito, em Curitiba. O Congresso foi organizado pelo Instituto Brasileiro de História do Direito e pelo Programa de Pós-Graduação da UFPR. O professor falou sobre “O lugar da história do constitucionalismo no ensino do direito constitucional” em uma mesa sobre “Ensino e Historiografia do Direito Constitucional, Presidida por André Peixoto de Souza (UFPR), com a participação, também, de José Reinaldo de Lima Lopes (USP), que falou sobre “O ensino do direito constitucional no Império Brasileiro”, e Sebastián Martín (Universidad de Sevilla), que falou sobre “Lastres, ficciones e invenciones de la historiografia constitucional de los constitucionalistas españoles”
sexta-feira, 16 de agosto de 2024
Comissão Europeia aprova Módulo Jean Monnet para o professor Gustavo Ferreira Santos
Professor João Paulo Allain Teixeira profere aula na Universidade Federal de Sergipe.
segunda-feira, 8 de janeiro de 2024
Lançada a Rede de Pesquisa "Teoria Crítica do Direito e De(s)colonialidade Digital"
Foi lançada no último dia 28 de novembro na Fundação Escola Superior do Ministério Público em Porto Alegre - FMP-RS, a rede de pesquisa "Teoria Crítica do Direito e De(s)colonialidade Digital. O objetivo da rede é investigar em perspectiva crítica os impactos da revolução digital no direito e na sociedade contemporânea. Pensando sobre as potencialidades deste campo, foi constituída a rede de pesquisa “Teoria Crítica do Direito e Decolonialidade Digital”, reunindo pesquisadores de Universidades do Brasil e do Exterior.
Estão envolvidas na concepção e condução acadêmico-pedagógica
da rede através dos seus respectivos programas de pós-graduação em direito:
UFPE - Universidade Federal
de Pernambuco (Recife,
PE);
UNICAP - Universidade Católica
de Pernambuco (Recife,
PE);
FURG - Universidade Federal
do Rio Grande (Rio Grande,
RS);
FMP - Fundação Escola
Superior do Ministério Público (Porto Alegre,
RS);
FURB – Universidade
Regional de Blumenau (Blumenau, RS);
UASLP – Universidad
Autónoma de San Luis de Potosi (San Luis Potosi,
México)
UNOESC- Universidade
do Oeste de Santa Catarina
UERGS –Universidade
Estadual do Estado do Rio Grande do Sul
No evento de lançamento da rede palestraram os professores Raquel Sparemberger, João Paulo Allain Teixeira, Ivone Lixa, Lucas Machado, Samuel Mânica Radaelli, Willaine Araújo e Rafael Fonseca Ferreira.
Na ocasião foram lançados os dois primeiros livros pela rede.
Teoria Crítica do Direito e De(s)colonialidade Digtial e Direito, Tecnologia e Cidadania Digital. Ambos dispioniveis em meio digital pela Amazon.